cinco poemas miniatura

Tô escrevendo essa peça agora (sim, o título é esse aí de cima). Planejei a danada com aproximados sete minutos e parei em torno dos cinco e meio, por enquanto… Convidamos o grupo carioca GNU (Grupo Novo da Unirio) para dois concertos nos dias 29 e 30 de abril aqui em Salvador com peças de compositores baianos e cariocas. A formação é pouco convencional e terá flauta, clarinete, violão, violino, soprano e piano a 4 mãos.

A peça tem dois “motes” básicos. O primeiro são os cinco poeminhas que escrevi há algum tempo. Eles definem a forma e o caráter de cada movimento/parte. Eis abaixo cada um deles na ordem em que aparecem na peça:

O segundo “mote” é o conjunto de notas 3-3 (014) (ou dó, dó#, mi, para os menos íntimos) trabalhado de diversas maneiras diferentes. Nunca trabalho com ele solto (só o conjunto de três notas), na introdução o utilizo junto com uma transposição da inversão para formar o conjunto 6-20 (014589). Para as outras seções pesquisei, a partir da forma prima, agregados com outras três formas diferentes do conjunto (transposições ou inversões) para totalizar as doze notas da escala cromática sem repetições, como em algumas séries de Webern. Encontrei três “versões” diferentes. Na segunda e terceira partes as uso serialmente, buscando explorar os intervalos de terça e sexta. Na quarta utilizo os agregados sem no entanto serializá-los, buscando a maior dissonância possível. O quinto movimento eu utilizo o mesmo 6-20 mas com alguma das transposições ou inversões que sejam o complemento da forma prima, aproveitando  a ideia de agregado utilizada em toda a peça.

Busquei também nessa peça dar atenção especial à “superfície musical”. Trabalhando como sempre com uma estrutura sólida, tento dar maior atenção aos timbres, utilizando alguma coisa de técnicas extendidas.

O áudio da peça pode ser baixado AQUI.

2 comentários

  1. Legal, Espinheira. Esse memorial vivo me estimulou e acho que vou fazer algo assim pro meu blog também!

    1. É legal ter uns registros assim… valeu pelo comentário!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: