Compositor de música classica, erudita, de concerto e contemporânea

Pegando o mote do meu amigo, também compositor, Paulo Rios Filho, você sabia que existe compositor de “música clássica” na Bahia? Além de tudo atuante e compondo novidades sempre? Você sabia que são muitos? CUIDADO! Pode ter um a seu lado AGORA! (hehehe). Aí nessa barra do lado direito pode-se encontrar o link para o site de alguns deles…

Dias 8 e 16 de Dezembro se realizam os concertos de estreia desse projeto pensado há um tempo… o de ter um conjunto de música “nova” dedicado e disponível, essencial para tocarmos em frente muitos projetos da OCA. Nesse concerto serão estreadas 6 peças de compositores baianos vivos, jovens e ativos compostas especialmente  para o conjunto, sob direção do já citado Paulo Rios Filho. O programa e outras cositas mas podem ser encontrados no site do conjunto. É bom ressaltar que o projeto, que inclui os concertos e a gravação de um CD (a ser disponibilizado na internet) foram financiados com patrocínio colaborativo. Obrigado a todos que contribuíram!

Nesse concerto tem a estreia de minha peça Oxowusi, cuja partitura pode ser encontrada na aba Lista de Obras. Essa peça faz parte da minha tese A Teoria Pós-tonal Aplicada à Composição: Um Guia de Sugestões Compositivas a ser defendida no dia 27 de Dezembro, utilizada para exemplificar muitas das sugestões que apresento no texto [defendida, aprovada e disponível na aba PUBLICAÇÕES].

Falando um pouco da pecinha, que tem cerca de 4 minutos, ela foi toda baseada no ritmo dos atabaques tocados para Oxóssi em festas e cerimônias de algumas nações de candomblé e também num cântico utilizado para o mesmo orixá (bem escondidinho no meio das coisas…). O sistema de alturas (notas), a forma da peça, as transposições das seções, os ritmos, tudo é derivado desses dois elementos que foram desconstruídos e “remontados” diferentemente, bem diferentemente (hehehe)…

Então… Tamo aí na luta diária da música, que já é bem difícil, e da composição dessa nova música clássica, erudita, de concerto e contemporânea. Abaixo um pequeno teaser do concerto… a trilha é um excerto de uma outra peça minha – cinco poemas miniatura – que tem também a partitura e o audio disponíveis na aba Lista de Obras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: