Composição III

2013-1

Ementa:

Estudo e prática de Técnicas Composicionais – manipulação e exploração de elementos musicais do século XX, politonalismo, pós-tonalismo, atonalismo, serialismo, aleatorismo e audição comentada de obras representativas do século XX, com ênfase em obras de pequenas dimensões.

Audição – ouça sem parcimônia!

Procure informações sobre as peças na internet.

Trabalhos:

  1. Miniaturas utilizando as ferramentas trabalhadas;
  2. Composição final para um trio, quarteto ou quinteto; produzir o concerto.

Peça final:

  • 5 minutos;
  • Planejamento formal único;
  • seções com métrica irregular, seções amétricas, seções métricas burlando o pulso e mistas;
  • transições entre essas seções.

Cronograma:

08/07 – apresentação da matéria e audições

15/07 – apresentação de peças dos alunos | aula introdutória de ritmo

22/07 – estratégias métricas – trabalho: miniatura para cordas

29/07 – apresentação dos trabalhos | possibilidades de planejamento formal | para casa: trazer um planejamento com dois níveis para a peça final

05/08 – continuação de planejamento– trabalho: miniatura para quarteto de madeiras | para casa: detalhar o planejamento anterior com a utilização de gráficos

12/08 – apresentação dos trabalhos | para casa: 1) escolher um conjunto de três ou quatro classes de notas; 2) Encaixar no planejamento da peça seções métricas, amétricas, híbridas e transições (ou não) entre elas.

19/08 – Introdução à Teoria Pós-tonal – consultas para o trabalho final — Artigo para elucidar as ideias: T1 (ou 2 ou 3) é a transposição ao intervalo 1 (ou 2 ou 3) e assim por diante. T3I é a transposição ao intervalo 3 da inversão.

26/08 – consultas para o trabalho final

02/09 – consultas para o trabalho final

09/09 – apresentação dos trabalhos finais

Trabalhos

Trabalho 1 – miniatura (cerca de 1 minuto) para quarteto de cordas utilizando estratégias métricas para burlar a regularidade. Lembre aqui.

Trabalho 2 – miniatura para quarteto de madeiras (fl, ob, cl, fg) utilizando estratégias não métricas para burlar a regularidade. Utilize o link acima para lembrar da aula e os vídeos aqui e aqui para lembrar outras estratégias.

Alguns links úteis:

Flauta: http://www.sfz.se/flutetech/index.htm

Clarinete: http://www.clarinet-multiphonics.org/index.html

Clarinete: http://userpages.umbc.edu/~emrich/clarinet21.html

Sax e flauta: http://www.jayeaston.com/Composers/sax_techniques.html

Violoncelo: http://www.moderncellotechniques.com/

Harpa: http://jpharp.com/composition.html

Instrumentos da orquestra: http://www.vsl.co.at/en/70/149/150/46.vsl

Instrumentos da orquestra: http://andrewhugill.com/manuals/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: