LEM V

2018.1

MUSA073 – Link para o conteúdo programático

Professor: Alexandre Espinheira – alespinheira@gmail.com

Avaliações:

  1. Serão realizadas três avaliações: 1ª) avaliar o aproveitamento da primeira etapa, de caráter compositivo; 2ª) avaliar o aproveitamento da segunda etapa, de caráter analítico; e 3ª) avaliar o aproveitamento geral, de caráter compositivo.
  2. Cada avaliação vale 10 pontos e a nota final será a média simples das avaliações;
  3. O trabalho final será feito com acompanhamento dia-a-dia do professor. Não será aceito, em hipótese alguma, o trabalho que não passe por, pelo menos, duas consultas em sala de aula.

Cronograma

Essa é uma proposta de cronograma para o semestre. O conteúdo das aulas poderá ser modificado de acordo com a necessidade e eventualidade.

Abril

4 – Apresentação e revisão de harmonia

9 – 1ª espécie (a duas vozes) – resumo do Kennan (todas as espécies)

11 – Exercícios

16 –  2ª espécie

18 – Exercícios

23 – 3ª espécie

25 – Exercícios

Maio

2 -Exercícios

7 – 4ª espécie

9 – Exercícios

14 – Exercícios

16 – Contraponto livre

21 – Exercícios

23 – Contraponto livre (sem cantus firmus estático)

28 – Exercícios

30 – Avaliação 1

Junho

4 – Invenção a 2 vozes – resumo Kennan

6 – Análise – Invenções 1, 2 e 3 à duas vozes (JS Bach)

11 – Linha melódica – resumo do capítulo do Kennan

13 – Análise – Invenções 4, 5 e 6

18 – Desenvolvimento motívico e contraponto inversível

20 – Análise – Invenções 7, 8 e 9

25 – Exercício

27 – Análise – Invenções 10, 11 e 12

Julho

2 – Exercício

4 – Análise – invenções 13, 14 e 15

9 – Avaliação 2

11 – Consulta trabalho final

16 – Consulta trabalho final

18 – Consulta trabalho final

23 – Consulta trabalho final

25 – Entrega do trabalho final (Avaliação 3)

30 – Segunda Chamada

Agosto

1 – Resultado final

 

TRABALHO FINAL

Pequena Invenção à duas vozes

Pré-requisitos:

  1. Compasso ternário ou quaternário e sujeito de, no mínimo, 1 compasso completo.
  2. Os episódios devem ter, no mínimo quatro compassos.

Forma mínima:

  1. Exposição – Tônica e dominante
  2. Episódio 1 – Modulação para V ou III
  3. Re-exposição 1 – Tonalidade V ou III
  4. Episódio 2 – Modulação vi ou v
  5. Re-exposição 2 – Tonalidade vi ou v
  6. Episódio 3 – Modulação I
  7. Exposição final em I
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: