LEM VII

2013-1

Conteúdo programático:

  1. Contraponto estrito a 2, 3 e 4 vozes.
  2. A missa polifônica – Renascença e Barroco.
  3. Análise de obras de Palestrina.
  4. O moteto

Cronograma

Essa é uma proposta de cronograma para o semestre. O conteúdo das aulas poderá ser modificado de acordo com a necessidade e eventualidade.

12/11 – Apresentação e primeira espécie à duas vozes

13/11 – LUTO

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19/11 – Primeira espécie

20/11 – Resolução de exercícios

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26/11 – Segunda espécie

27/11 – Resolução de exercícios

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03/11 – Terceira espécie

04/11 – Resolução de exercícios

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10/12 – Quarta espécie

11/12 – Resolução de exercícios

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17/12 – Quinta espécie

18/12 –Resolução de exercícios

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24/12 – RECESSO

25/12 – RECESSO

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31/12 – RECESSO

01/01 – RECESSO

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07/01 – Resolução de exercícios

08/01 – Avaliação 1

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14/01 – Contraponto a 3 vozes

15/01 – Resolução de exercícios

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21/01 – Resolução de exercícios

22/01 – Resolução de exercícios

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28/01 –O Moteto e análise de Palestrina

29/01 – Consultas para o trabalho final

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04/02 – Consultas para o trabalho final

05/02 – Consultas para o trabalho final

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11/02 – Entrega do trabalho final

12/02 – Avaliação da matéria e do professor

Contraponto a duas vozes (compilação para utilizarmos nas aulas)

Recomendações gerais

Procedimento:

  1. É melhor que cada linha seja um gesto integral — um movimento adiante, um subsequente recuo, um único clímax.
  2. Acidentes fora do modo não são permitidos. A única exceção são os sexto e sétimo graus das escalas menores que podem ser ascendidos para obter uma sensível no final do exercício.
  3. A tessitura total da linha não deve ser maior que uma décima.
  4. As notas do contraponto podem ser ligadas se necessário (como parte de um movimento oblíquo), mas somente uma ligadura deve aparecer em cada exercício.

Intervalos

  1. Os intervalos melódicos aceitáveis são segundas maiores e menores, terças, sextas, quartas quintas e oitavas justas.
  2. Não mais que dois saltos consecutivos são recomendados; a linha perde o senso melódico.
  3. Evite esboçar tríades através de terças consecutivas.
  4. Intervalos dissonantes de trítono e de sétima não devem ser esboçados pelos pontos limite de uma linha ascendente ou descendente.

Variedade

  1. Movimentos conjuntos são geralmente preferidos mas alguns pequenos e bem escolhidos saltos são necessários pela variedade.
  2. Saltos maiores que uma terça devem ser precedidos (se aplicável) e seguidos por graus conjuntos em direção oposta após um salto.

Equilíbrio

  1. Nenhuma nota deve aparecer mais de três vezes numa linha; os pontos alto e baixo são mais efetivos se aparecem apenas uma vez;
  2. Evite qualquer coisa que seja ouvido como uma repetição de padrão (ex. sequência, motivo, contorno).

1ª espécie (1×1):

  1. só são permitidas consonâncias perfeitas (uniss, oitavas e quintas) e imperfeitas (terças e sextas);
  2. as consonâncias perfeitas só podem ser alcançadas por movimento contrário ou oblíquo das vozes;
  3. as quartas são consideradas dissonâncias nesse estilo;
  4. evitar saltos melódicos consecutivos. Saltos de trítono e de sétima não são permitidos;
  5. evitar saltos nas duas vozes ao mesmo tempo;
  6. Compensar saltos maiores que uma terça com movimento contrário por grau conjunto;
  7. evite esboçar tríades através de terças consecutivas;
  8. iniciar e terminar sempre com consonâncias perfeitas. Quintas para finalizar são raras;
  9. além dos inícios e finais, uníssonos são proibidos. Evitar oitavas na medida do possível;
  10. mantenha as duas vozes à, no máximo, uma décima de distância;
  11. não utilize terças ou sextas paralelas por mais de três vezes seguidas;
  12. evite as duas vozes saltando na mesma direção (quintas e oitavas diretas);
  13. use o máximo de movimento contrário possível. Ajuda a promover a independência das vozes;
  14. evite esboçar trítonos ou sétimas nas extremidades de uma linha melódica.

2ª espécie (2×1 ou 3×1)

  1. nessa espécie são sempre duas notas contra uma (escritas em mínimas). O último compasso é uma semi-breve. O penúltimo também pode ser;
  2. os intervalos de início e de final devem ser os mesmos da primeira espécie;
  3. o tempo forte de cada compasso deve ser sempre uma consonância;
  4. tome cuidado com as quintas e oitavas diretas e paralelas entre os tempos fortes. Elas podem estar ocultas pelo movimento dos tempos fracos;
  5. o contraponto deve preferencialmente ser iniciado com uma pausa de metade do tempo do cantus firmus;
  6. não use ligaduras nem notas repetidas nessa espécie;
  7. saltos são preferíveis dentro do compasso. Evite saltos na passagem dos compassos. Saltos maiores que uma terça devem ser compensados com movimento contrário por grau conjunto;
  8. uníssonos são permitidos (com parcimônia) nos tempos fracos;
  9. as dissonâncias devem ser alcançadas e deixadas por grau conjunto (notas de passagem);
  10. As bordaduras com dissonâncias são permitidas. Use-as com parcimônia pois tornam a melodia estática.

3ª espécie (4×1)

  1. Nessa espécie são quatro notas contra uma escritas em semínimas. O último compasso é uma semibreve. O penúltimo deve conter quatro notas sendo a última o 2º ou 7º graus do modo;
  2. Os intervalos dos primeiros tempos devem ser consonâncias (assim como nas primeira e segunda espécies). O contraponto não deve conter ligaduras nem notas repetidas;
  3. O começo pode ser no primeiro tempo ou após uma pausa de semínima;
  4. As dissonâncias são permitidas, como na segunda espécie, conectadas na entrada e na saída por graus conjuntos (notas de passagem e bordaduras). Como exceção, são permitidas a dupla bordadura e a nota cambiata;
  5. Uníssonos são permitidos em qualquer tempo a não ser o primeiro. Use, no máximo, um por compasso;
  6. Saltos são preferíveis dentro do compasso;
  7. Cuidado com as quintas e oitavas paralelas e diretas entre os tempos fortes.

4ª espécie (suspensões)

  1. A proposta da quarta espécie é aprender a controlar as suspensões;
  2. O contraponto sempre começa na metade do primeiro compasso e termina com uma semibreve;
  3. Os intervalos de começo e final são os mesmos das outras espécies;
  4. É possível quebrar a cadeia de suspensões para obter uma melhor condução de vozes. Nesse caso, o contraponto é governado pela segunda espécie;
  5. A primeira nota ligada deve ser sempre consonante;
  6. Se a segunda nota ligada (suspensão) for consonante, o contraponto é guiado pela segunda espécie;
  7. Se a segunda nota ligada for dissonante, deve ser resolvida descendentemente por grau conjunto;
  8. Uníssonos devem ser evitados;
  9. A sétima (resolvendo na oitava) não pode ser usada como suspensão se o cantus firmus está na voz superior.

5ª espécie (florido):

As regras são as de todas as espécies.

Ritmos:

ritmos_5-especie

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Contraponto a três vozes:

  1. Continuam válidas, a priori, todas as regras anteriores;
  2. Podem ser consideradas consonâncias as quartas justa e aumentada e a quinta diminuta entre as vozes superiores. Entre qualquer uma delas e a inferior continuam proibidas;
  3. Quintas e oitavas diretas são permitidas envolvendo a voz intermediária e uma das extremas. Entre as extremas continuam proibidas;
  4. Oitavas diretas entre as vozes extremas são permitidas somente entre a penúltima e a última semibreve do cantus firmus;
  5. É admissível (moderadamente) o uníssono entre duas vozes. Entre três vozes somente no início ou final;
  6. É possível iniciar e finalizar com qualquer combinação de notas consonantes: ex.: 1-8-3, 1-3-5, 1-3-6, etc… Note que 1-5-6 não é possível pela segunda entre o 5 e o 6;
  7. As sensíveis não devem ser dobradas, principalmente na cadência final e quando estão elevadas nos modos menores;
  8. A distância entre as vozes superiores não deve ser maior que uma oitava. Entre a voz intermediária e a inferior pode ser de até uma décima segunda;
  9. A nota final na voz inferior pode ser alcançada por salto de quarta ascendente ou quinta descendente. No entanto, é aconselhável ser alcançada sempre por grau conjunto.

2 comentários

  1. Prof! E as regras para 5ª espécie?

    1. São todas as das outras. Tem algumas restrições mas só coloquei no quadro. Procure ver com algum colega que anotou.

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