Publicações (links)

Tese

A Teoria Pós-tonal Aplicada à Composição: Um guia de sugestões compositivas

Resumo: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa orientada que teve como objetivo confeccionar um Guia de Sugestões Compositivas utilizando a Teoria Pós-tonal como ferramenta auxiliar à composição. Além do guia, esse trabalho produziu uma revisão bibliográfi ca em projeção compositiva e a peça-exemplo Oxowusí, juntamente com o memorial que descreve o seu processo de composicão.
O trabalho está dividido em seis capítulos. O primeiro é uma introducão ampliada buscando além de ambientar o leitor, explicar algumas das escolhas feitas na elaboracão do trabalho. O segundo é uma revisão bibliográfi ca em Teoria Pós-tonal com foco em projecão compositiva, uma série de procedimentos de alargamento dos motivos da superfície musical visando organizar os grandes lapsos musicais, contribuindo assim com a unidade estrutural da obra. O terceiro capítulo é um misto de revisão bibliográfi ca e coleta de dados em livros-texto de composição escritos a partir da segunda metade do Século XX, buscando um modelo estrutural para a confecção do Guia de Sugestões Compositivas. No quarto capítulo está o guia propriamente dito, dividido em duas grandes partes: a primeira abrangendo os aspectos de planejamento pré-compositivo e a segunda, os aspectos referentes a superfície musical. O quinto capítulo contém o memorial da peça-exemplo Oxowusí, composta utilizando diversas das sugestões apresentadas no Guia de Sugestões Compositivas, com a fi nalidade de mostrar as conexões das mesmas numa obra musical, além de sua partitura completa.
Palavras-chave: Música, composição, Teoria Pós-tonal.
.

Post-Tonal Theory and Composition: A Guide of Compositional Possibilities (PhD Dissertation)

ABSTRACT: This work is the result of research aiming at the elaboration of a Guide of Compositional Possibilities, using Post-Tonal Theory as an auxiliary tool for composition. It also includes a discussion of the literature on the notion of ‘composing-out’ and the musical composition Oxowusí, along with a description of the process of its elaboration.

The first chapter is an introduction that leads the reader across basic ideas and the choices made during the research process. The second one reviews the literature focused on the Post-Tonal notion of ‘composing-out’, that is, a series of musical surface motives enlargement procedures which intend to organize larger musical spans, contributing to the structural unity of the piece. The third chapter discusses the model to be used in the Guide of Compositional Possibilities, taking composition textbooks written in the second half of the Twentieth Century as reference. The fourth Chapter presents the final form of the Guide, which is divided into two large parts: the first one comprising pre-compositional topics, and the second one dealing with musical surface. The fifth chapter contains the description of the compositional procedures used to create the piece Oxowusí, based itself on possibilities presented by the Guide, and tries to show its use in a dynamic situation. The chapter also includes the complete score of the piece.

FULL TEXT (in portuguese)

Dissertação

T1patacuntum: Suite sinfônica de gêneros baianos que utiliza a Teoria Pós-tonal para geração de material compositivo

Resumo: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa orientada que teve como objetivo a realização de uma composição musical e um memorial sobre ela. A composição, denominada T1patacuntum, tem cinco movimentos, cada qual baseado num gênero de música “popular” baiano que tem como característica musical marcante a percussão e utiliza a Teoria Pós-tonal para controlar o parâmetro altura e gerar o material compositivo.

No memorial constam uma breve contextualização da obra, referente aos gêneros utilizados em cada movimento, um pequeno glossário ilustrado dos instrumentos étnicos usados, uma resenha da terceira edição do Introduction to Post-Tonal Theory de Joseph N. Straus, uma análise dos procedimentos compositivos da peça e a sua partitura completa.

Artigos

Um Guia de Sugestões Compositivas com a Teoria Pós-tonal como Ferramenta Auxiliar. In: XXI Congresso da ANPPOM, Uberlândia (2011)
Resumo: O presente artigo pretende apresentar um relatório do andamento da minha pesquisa de doutorado em música (à época), com área de concentração em composição, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Bordini. O objetivo da pesquisa é, a partir de livros-texto em composição, montar um guia para estudantes com sugestões compositivas auxiliado pala Teoria Pós Tonal. Durante o artigo apresento a justificativa para o projeto e disserto sobre a estrutura da tese, comentando com certo detalhamento cada um dos capítulos e o andamento de cada etapa.
Palavras-chave: Composição, Teoria Pós-tonal, Projeção Compositiva.

Title: A Guide of Compositional Suggestions with Post-tonal Theory as an Auxiliary Tool: Research report.

Abstract: This article aims to report the progress of my doctoral research in music, with a major in composition, under the advisory of Prof. Dr. Ricardo Bordini. The objective of this research is to, based on composition text books, write a guide for composition students with the Post-tonal Theory as an auxiliary tool. During the article I present the rationale for the project and discuss the thesis’ structure, making in some detail comments of each of the chapters and the progress of each research step.
Keywords: Composition, Post-tonal Theory, Composing-out.

Projeção Compositiva: Revisão bibliográfica e propostas para a ampliação de utilização do conceito – Anais da ANPPOM, Florianópolis (2010)

Resumo: Na primeira parte desse artigo faço uma rápida revisão bibliográfica sobre projeção compositiva, Composing-out no original, baseada na bibliografia proposta por Joseph Straus (2005, p. 113) no final do capítulo Some Additional Relationships de seu livro Introduction to Post-Tonal Theory. Na segunda parte, a partir das conclusões que pude tomar dessa revisão, proponho aplicações compositivas práticas, tanto no âmbito do planejamento de uma peça quanto no processo de composição propriamente dito, utilizando essa técnica de composição, prioritariamente usada para definir elementos relacionados às alturas, estendida a outros parâmetros – a saber: forma, densidade, âmbito, andamentos das seções e deslocamento no espaço (gestos), tendo como medida as proporções dos intervalos das Classe de Conjuntos usadas na composição. Pela similaridade de utilização faço uma ponte com a Teoria de Contornos aplicada à composição.

Palavras-chave: Composição, Teoria Pós-tonal, Projeção Compositiva.v

Modificações no processo de orquestração de peças para piano realizadas pelo próprio compositor: Maurice Ravel – Revista Ictus (2008)

Resumo: Com o objetivo de estudar os aspectos em que uma peça escrita originalmente para piano se modifica ao ser orquestrada pelo próprio compositor, foram analisadas inicialmente duas obras ou trechos de obras de Ravel: Pavane pour une Infante Défunte e os primeiro e segundo movimentos de Ma Mere l’Oye (“Pavane de la Belle au bois dormant” e “Petit Poucet”).

0258 – (Lapa-Barroquinha) – Revista Ictus (2007)

Resumo: Este trabalho resulta da análise da obra para piano solo intitulada 0258: Lapa-Barroquinha sob a ótica da Teoria Pós-tonal visando demonstrar sua utilização como ferramenta para geração de material pré-compositivo. A peça está segmentada formalmente e a única classe de conjuntos empregada, 4-27 (0258), que dá título à peça, é identificada em suas variadas manifestações.

 

 


Creative Commons License
This obra by Alexandre Espinheira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: